Pesquisar

Mamãe Oxum – A Orixá do Amor

Ouvir episódio

Saiba mais sobre essa Força Divina que conduz e equilibra os nossos sentimentos de Amor. Conheça essa Orixá responsável por trazer a riqueza, a prosperidade e o amor para as nossas vidas.

Transcrição do Episódio

Oi oi gente! Tudo bem? Como é que vocês estão? Eu estou feliz de estar aqui participando de mais essa gravação com vocês. Já estamos no décimo quinto episódio do nosso podcast “Alma de Poeta”. Eu espero q vocês estejam gostando do conteúdo. Que pelo menos alguma coisa do que eu falo aqui seja de alguma utilidade para vocês. Meu nome é Evandro Tanaka, eu sou médium umbandista e hoje a gente vai falar sobre o amor… Ah, o amor!!! Existe um sentimento mais lindo do que esse? Quem é que pode explicar o amor? Esse sentimento maravilhoso que embala o coração de tanta gente e q tb faz sofrer?

Quem foi que inventou o amor, hein gente? Esse sentimento é tão importante para o ser humano que na Umbanda existe até uma Orixá específica para cuidar dele, só para cuidar do nosso amor. Eu estou falando da nossa mamãe Oxum! Essa Iabá linda que simboliza os rios, as cachoeiras, as águas doces e principalmente o amor! Oxum é a energia que mantém em equilíbrio as nossas emoções e os nossos sentimentos.

Quando eu falo que Oxum é a guardiã do amor, eu não estou me referindo apenas ao amor entre casais, mas a todo tipo de amor que existe, a esse amor maior emanado de Deus. Oxum tá presente não só no amor entre as pessoas, mas tb no amor pela natureza, no amor q vc tem pelo seu bichinho de estimação, no amor bíblico q Jesus nos trouxe. Oxum é a energia que vibra dentro de cada coração para nos unir e para nos aproximar do Criador.

Mas oxum tb se refere a um outro tipo de amor. Ao amor-próprio! É por isso q a imagem africana de oxum sempre carrega um espelho, que é conhecido como abebé. Pra simbolizar o amor-próprio. Quando você olha no espelho, você vê a sua própria imagem refletida. E você tem que gostar daquilo que tá vendo. Você tem que ter amor-próprio. Porque a pessoa que não tem amor-próprio, a pessoa que não se valoriza, ela não tem condições de amar ninguém e muito menos de sentir amada.

Só que o espelho de Oxum também tem uma outra finalidade: de fazer refletir a imagem dos outros. Quando você vira o espelho do lado contrário. A pessoa que está conversando com você, a pessoa que está interagindo com você consegue ver a própria imagem, consegue ver o próprio reflexo. E muitas vezes, essa pessoa vai ficar tão constrangida com a aparência dela, com os sentimentos que ela tá direcionando para você, que ela vai mudar de atitude.

O espelho de Oxum tem essa característica. De fazer com que a pessoa consiga enxergar nele o seu próprio reflexo, os seus defeitos e as energias ruins que porventura ela possa estar direcionando. Porque essas energias vão bater no espelho de oxum e vão voltar para a própria pessoa. Nesse sentido, o espelho de oxum atua como um dissipador de energias.

Muitas vezes, as pessoas não conseguem se enxergar, porque elas não possuem espelho. E essas pessoas só vão conseguir ver o seu reflexo quando encontrarem com o espelho de Oxum. E eu vou falar uma coisa para vocês, gente. Não é fácil você se deparar com o seu próprio reflexo refletido em um espelho psíquico.

Não é fácil nós olharmos para nós mesmos, porque dependendo de quem nós somos, isso vai doer, vai nos decepcionar. Mas o espelho também vai dar a oportunidade de nos conhecermos melhor. Através dele, nós vamos identificar as nossas imperfeições, como podemos melhorar a nossa imagem (para nós mesmos e também para os outros). E essa imagem, você só vai conseguir melhorar com o amor. Amor por si mesma e amor pelos outros.

Vibrar na energia de oxum é começar a buscar o amor dentro de si, começar a valorizar o seu próprio eu. Vibrar a energia de Oxum é você compreender que a sua autoimagem deve ser a mais positiva possível. É claro que todos nós temos defeitos e limitações, mas é para isso que Oxum oferece o seu espelho. Para que nós possamos identificar esses defeitos e limitações para melhorarmos a nossa autoimagem.

Quando Jesus veio aqui na Terra, ele disse “Amai ao próximo como a si mesmo”. Ele conseguiu sintetizar em 7 palavras toda a natureza de Oxum. Primeiro o amor direcionado ao nosso eu e depois o amor direcionado ao nosso próximo. Percebam que Jesus não falou para amar ao próximo mais do que a si mesmo, mas na mesma intensidade.

Da mesma maneira que eu amo a minha companheira, que eu amo a minha esposa, que eu amo o meu marido, que eu amo os meus filhos, eu também me amo. Essa é a energia de Oxum atuando na nossa vida.

No Brasil, Oxum é sincretizada por várias “Nossas Senhoras”. Na região sudeste, por exemplo, Oxum é sincretizada por Nossa Senhora Aparecida. Na região norte, ela é sincretizada por Nossa Senhora de Nazaré. Em algumas partes do Nordeste, ela é sincretizada com Nossa Senhora das Candeias.

Em outras partes, ela é sincretizada com Nossa Senhora do Carmo. Em algumas regiões de Minas, Oxum é conhecida como Nossa Senhora das Dores. Enfim, como vocês podem ver, são muitas “nossas senhoras” simbolizando a mesma Orixá, a mesma irradiação cósmica-universal do amor divino.

Uma outra característica pela qual Oxum é conhecida e também invocada é pela prosperidade material. Porque Oxum está relacionada ao ouro, ao luxo, muitas vezes até mesmo à ostentação. Tanto é que a cor de oxum é o dourado. Apesar de parecer uma coisa muito contraditória, entre o amor e ouro, existe uma relação muito simbólica nisso.

O que Oxum nos passa, na verdade, é que a nossa verdadeira riqueza espiritual está em cultivarmos o amor. Assim como o outro traz abundância à nossa vida material, o amor vai trazer abundância à nossa vida espiritual. Oxum vem valorizar dentro de nós o que muitas vezes nós relegamos ao segundo plano: os nossos sentimentos.

Mas Oxum também traz um outro ensinamento com essa relação entre o amor e o ouro, dessa vez um pouco mais mundana, digamos assim… Oxum vem nos ensinar que se você quer crescer em qualquer área da vida, se você quer ser uma pessoa bem-sucedida, você precisa fazer as coisas com amor, com dedicação, com carinho. Só assim você vai ter o seu trabalho reconhecido pela qualidade que você tá imprimindo no seu esforço.

Porque o amor não serve apenas para ser sentido, o amor é para ser vivido, é para ser colocado em prática no nosso dia-a-dia. Você pode demonstrar amor através das suas condutas, através das suas palavras, dos seus gestos. Oxum nos dá infinitas oportunidades de manifestarmos esse sentimento tão sublime que existe no universo.

E olha, muitas vezes, vocês vão oferecer amor e vão receber de volta ingratidão. Isso faz parte do nosso crescimento, isso faz parte do nosso aprimoramento espiritual. Até Jesus recebeu a ingratidão quando veio espalhar o amor pela Terra. Quantos de nós já não amou alguém sem ter esse amor correspondido? Você já gostou tanto de alguém que poderia dar a vida por essa pessoa, mas não encontrou a mínima reciprocidade? Quantos de nós amamos pessoas que não nos amam? Pelo menos não na mesma intensidade ou da mesma forma que nós amamos? Não é verdade? E não precisa ser assim.

Cada um tem um jeito de amar diferente. Ou simplesmente não tem um jeito de amar. A gente precisa respeitar, aceitar e agradecer a Oxum, porque mesmo essas pessoas não nos amando, nós poderemos continuar amando-as, da mesma maneira, com a mesma intensidade.

Vamos falar um pouquinho das características dos filhos e filhas de Oxum? Como eu acho que vocês já reparam nos outros capítulos, quando eu falei de xangô e iemanjá, os filhos e filhas de orixás acabam herdando determinadas características inerentes à força que irradia sobre as suas coroas. Com oxum não é diferente.

Os filhos e filhas de oxum costumam ser doces, sentimentais, até mesmo chorões. As filhas de Oxum se emocionam muito facilmente. Não podem assistir a um filme de amor ou a um drama que se debulham em lágrimas. Essa é a energia de Oxum.Por outro lado, os filhos e filhas de oxum são muito vaidosos, gostam do luxo, de artigos de grife. Gostam de se exibir e de serem elogiados. Gostam de perfumes, de joias, de se enfeitarem e é claro, principalmente, de espelhos.

As filhas de oxum, principalmente, são muito delicadas, dengosas, doces como as águas do rio. São muito femininas, românticas, mas ao mesmo tempo requintadas, refinadas.

E já que estamos falando de Oxum, que tal a gente ouvir uma poesia da Yarin que fala sobre o amor? A Yarin é uma pombajira que me acompanha. E como os umbandistas bem sabem, a linha das pombajiras é mestre em equilibrar a energia do amor. As pombajiras são exímias conselheiras para curar corações partidos, para direcionar os seus sentimentos da maneira correta.Essa poesia que a Yarin me passou, bom, como não poderia deixar de ser, se chama “o amor”.

Por acaso você acha que o amor acaba?
Não meu amor, não que eu saiba...
O amor é o sentimento que preenche o universo,
Faz brilhar a escuridão,
Mata a sede no deserto.
O amor é o olhar de Deus
Na flor que perfuma o dia.
O reencontro depois do adeus
Em momentos de euforia.
O amor é o toque suave
Do vento que acaricia,
Sentimento nobre que invade
E transforma tudo em alegria!
Mas por acaso você acha que o amor acaba?
Não, meu amor, não que eu saiba...

Não é linda essa poesia? Ah, Yarin, Yarin! Você tem me ensinado tanto sobre o amor. Obrigado por todos os seus conselhos. Eu sei que a gente não pode mudar o sentimento das outras pessoas, mas nós podemos aprimorar o nosso próprio sentimento para amarmos cada vez mais. E que alegria que eu sinto em poder amar dessa forma tão desinteressada!

Saravá, mamãe Oxum, senhora do ouro e das águas. Traga, minha mãe, em suas mãos, os lírios do campo e da paz. Torna-me doce e suave, como tu és. Que essa cachoeira de águas límpidas possa lavar o meu ser, limpando-me de todas as impurezas. Permita, minha mãe, que o amor seja uma constante na minha vida. Que eu possa amar incondicionalmente a todos e a tudo o que existe.

Usa, minha mãe, o teu espelho para me proteger de todas as mandingas e feitiçarias. Dai-me o néctar da tua doçura para que eu aprenda a amar até mesmo aqueles que me desejam o mal, seguindo o exemplo do nosso mestre de amor e bondade.

Que assim seja hoje e sempre! Ora ie ie oh, mamãe Oxum!

Obrigado, meus irmãos por acompanharem mais esse episódio! Espero que tenham gostado. Continuem acompanhando a gente pelas principais plataformas de áudio e não deixem também de visitar o nosso site “almadepoeta.com.br“. Um grande abraço a todos e que a nossa mamãe oxum preencha o coração de todos vocês com amor e bondade!

Deixe seu comentário

Mais deste assunto

Episódio 15
Nenhum número escolhido ainda