Pesquisar

Mediunidade e Autoconhecimento

Ouvir episódio

Qual a relação entre autoconhecimento e o desenvolvimento da mediunidade. Por que precisamos nos conhecer para desenvolver a mediunidade com mais segurança? Os médiuns são aqueles que mais necessitam da misericórdia de Deus.

OLHAR PARA DENTRO DE SI

Oi pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite! Tudo bem com vocês? Espero que sim, espero que vocês estejam aproveitando esse período de isolamento social para se conhecerem melhor. Nada como passarmos um tempo sozinhos com a gente, de vez em quando, para a gente começar a se enxergar como nós realmente somos. Meu nome é Evandro Tanaka, eu sou médium umbandista e esse é mais um episódio do Podcast “Alma de Poeta”.

Quando eu falo que é importante a gente se conhecer melhor, eu quero dizer que isso é importante para o nosso crescimento interior, para o nosso aprimoramento pessoal. Como disse o grande filósofo Sócrates: “conhece-te a ti mesmo“. E olha, eu não vou mentir para vocês, é muito difícil isso.

Tem gente que não consegue se encarar na frente do espelho. Tem gente que não consegue ficar sozinha, dentro de casa, sem estar fazendo alguma coisa. A pessoa precisa estar com a mente ocupada em alguma atividade, nem que seja no trabalho, para não encarar a sua própria consciência. Ela inconscientemente sente a necessidade de desviar o foco de si mesma: daí vai assistir Netflix, fica faxinando a casa, vai procurar cursos na internet para fazer, não sai das redes sociais, fica o dia inteiro trocando mensagens pelo Whatsapp. Às vezes essa pessoa tem tanto medo de se encarar, de olhar para dentro de si mesma, que ela até resolve montar um Podcast (esse é o meu caso).

Olhar para dentro de si próprio é tão difícil, é tão complicado, que se vocês notarem, desde o início da pandemia, com o isolamento social, os casos de depressão, os casos de ansiedade, de pensamentos suicidas, de tristeza, aumentaram de uma maneira vertiginosa! E como é que a gente faz? Como lidar com isso?

Se eu tivesse uma solução mágica para resolver isso, eu iria vender e ficar rico. Mas uma coisa eu digo para vocês. A fuga nunca foi a solução. Fugir dos nossos defeitos ou das nossas fraquezas não vai fazer com que a gente melhore. De forma nenhuma!

UM ENSINAMENTO XAMÂNICO

Eu tenho uma guia espiritual, uma das mentoras que me orientam que se chama Ainirinka. Ela é uma fofa! A Ainirinka é bem ligada com o movimento Xamânico e também ela tem uma proximidade muito grande com a linha do oriente.

Por ela ser ligada espiritualmente ao Xamanismo, o sentimento que ela traz de pertencimento, da nossa conexão com o Universo é muito forte. E ao mesmo tempo, por ela ter uma afinidade muito grande com a Linha do Oriente, ela traz sempre para mim esse negócio de meditação, de serenar a mente para observar. E ela diz para mim que existem dois tipos de meditação. Existe a meditação contemplativa e a meditação de autoconhecimento.

A meditação contemplativa é aquela que vai te conectar com o Universo, com as esferas superiores de vida, com Deus. Nos ensinamentos que a Ainirinka transmite, ela bate muito na tecla de um ensinamento do seu povo. Ela fala que eu sou uma extensão de você e você é uma extensão de mim, que nós estamos conectados, que nós fazemos parte do todo.

Vocês já assistiram aquele filme “Avatar”? Nossa, aquele filme é puro xamanismo, pelo menos na parte dos ensinamentos passados pela Ainirinka, no que se refere à nossa conexão com a Natureza, à nossa conexão com o Universo.

Eu me lembrei da Ainirinka porque eu ia comentar com vocês a importância da meditação para a gente se conhecer melhor. A meditação é uma das principais ferramentas que nós temos para auxiliar nesse processo de autoconhecimento.

Com a meditação, você começa a disciplinar a sua mente, você começa a controlar as suas emoções, você começa a perceber melhor as energias que te rodeiam, você começa a perceber o mundo espiritual.

MEDIUNIDADE, PENSAMENTO E MEDITAÇÃO

Vocês querem desenvolver a mediunidade? Começa a praticar a meditação com regularidade e vocês vão ver como a percepção extrassensorial de vocês vai ficar aguçada! E praticando a meditação, vocês matam dois coelhos com uma paulada. Desenvolvem a mediunidade e também aprimoram o autoconhecimento.

Todos nós temos mediunidade. Todos nós temos uma certa sensibilidade de perceber o mundo espiritual. Algumas pessoas têm mais, outras pessoas têm menos. Mas isso é uma habilidade que todo ser humano possui. E essa habilidade, quando não é inata, pode ser desenvolvida por meio de exercícios.

Tem gente que desenvolve a mediunidade muito rapidamente, como se ela já estivesse prontinha para desabrochar, esperando apenas o momento certo. Outras pessoas, demoram anos e anos para começar a desobstruir os canais mediúnicos.

Eu mesmo tive que fazer uns dois ou três anos de desenvolvimento mediúnico até começar a ter as primeiras percepções do plano espiritual. E o desenvolvimento da mediunidade exige paciência, exige dedicação e amor. Sem esses três requisitos, vocês não vão conseguir resultados satisfatórios.

Vocês lembram do episódio que eu falei sobre mediunidade? Eu disse que para a gente desenvolver a mediunidade de uma forma equilibrada e saudável, a gente precisa melhorar como pessoa. E para melhorarmos como pessoa, a gente precisa se conhecer. Esse é o primeiro passo!

Qual é a natureza do seu pensamento? Geralmente você ocupa o seu pensamento com coisas fúteis ou com pensamentos maledicentes? Ou será que você costuma ocupar o seu pensamento com assuntos elevados? Aquilo que você pensa vai te conectar com Entidades que possuem pensamentos semelhantes.

Se você tem, frequentemente, pensamentos de luxúria, por exemplo, de cunho sexual, você vai acabar se conectando com espíritos que ainda possuem esse tipo de interesse, muitos deles com uma sexualidade totalmente desregrada. Por outro lado, se você tem pensamentos construtivos, pensamentos laboriosos, você vai se conectar com espíritos que também possuem esses interesses. É tudo uma questão de afinidade.

Se você quer ajudar as pessoas, você vai se conectar com espíritos que também desejam ajudar as pessoas. Se você quer sentir prazer, você vai se conectar com espíritos que também desejam apenas sentir prazer. É a lei da atração. Semelhante atrai semelhante. Como diz o ditado popular “diga-me com quem andas, e eu te direi quem és“. A natureza dos seus pensamentos vai revelar o tipo de companhia espiritual que te acompanha.

MEDIUNIDADE NÃO É SINÔNIMO DE EVOLUÇÃO

Quando a gente desenvolve a nossa mediunidade, uma coisa que fica muito intensificada são os nossos desejos. Então, por exemplo, se você gosta de ajudar as pessoas, você vai gostar ainda mais. Se você gosta de estudar, de aprender coisas novas, você vai gostar ainda mais. Por que isso acontece?

Porque a mediunidade nada mais é do que um contato direto que você tem com pensamentos e sentimentos de espíritos desencarnados. E o seu desejo se intensifica porque vai ser a sua vontade somada à vontade daqueles espíritos. E quando você abre a sua mediunidade, você vai sentir isso muito mais intensamente.

Por outro lado, se você tem vícios, se você tem desejos escusos, isso também vai ficar intensificado. Porque vai ser a sua vontade somada à vontade dos espíritos que querem a mesma coisa que você. Por exemplo, se você gosta de beber, você vai querer beber ainda mais! Se você gosta de fumar ou usar drogas, essa vontade também vai ficar mais forte. Se você gosta muito de sexo, corre o risco de começar a desenvolver comportamentos sexuais pervertidos. Vocês conseguem perceber a importância da gente se autoaprimorar enquanto desenvolvemos a mediunidade?

Lógico que uma coisa não está ligada com a outra. Não é porque uma pessoa tem uma mediunidade desenvolvida, que ela vai ser uma pessoa de bom caráter. Quantos e quantos casos a gente não vê por aí de pessoas que tem mediunidade e usam a mediunidade para fazer o mal? Pessoas que usam a mediunidade para fazer trabalhos espirituais com o intuito de prejudicar o próximo? E por outro lado, existem muitas pessoas boas, pessoas de bom coração que ajudam o próximo, mas não possuem uma mediunidade “desenvolvida”.

Então, a mediunidade não é sinônimo de elevação espiritual. Muito pelo contrário. Normalmente as pessoas que tem mediunidade ostensiva (que eu já falei no outro episódio), são pessoas que trazem essa habilidade de comunicação com o plano espiritual como sendo uma forma de expiação, como uma dívida cármica.

Normalmente, os médiuns são grandes devedores das leis divinas, normalmente os médiuns são pessoas que transgrediram as leis divinas em vidas passadas. E muitos dos médiuns umbandistas, por sua vez, além de prejudicar pessoas em vidas anteriores, eles também mexeram com magia da maneira errada.

Nós que somos médiuns precisamos primeiro agradecer a Deus pela oportunidade que Ele nos ofereceu de fazer o bem nessa vida, de ajudar outras pessoas. Mesmo que você ache que não se enquadra nessa situação de espírito devedor. Normalmente os que devem são os que menos aceitam essa ideia, seja por orgulho, seja por vaidade…

A PARÁBOLA DA BICICLETA

Agradeçam a Zambi por essa consciência que está despertando lentamente para as verdades do mundo maior! Eu costumo fazer uma comparação meio ridícula com as pessoas que tem mediunidade. Imagina o seguinte: Você está caminhando com um grupo de pessoas.

Vocês estão caminhando para chegar em um determinado destino. A caminhada é longa, a caminhada é difícil, cansativa… Daí, em determinado momento, vocês param de caminhar, seja por preguiça, seja para fazer alguma coisa errada. “Ah, vamos parar de caminhar um pouco para pular aquela cerca e roubar algumas mangas que daquela propriedade”.

E depois você sentam para chupar aquela manga que vocês roubaram. E depois, de barriga cheia, dá um sono e vão dormir. Só que o grupo com quem vocês estavam andando juntos continuaram. Eles não pararam para fazer coisa errada e eles não tiveram preguiça de continuar andando.

E o que aconteceu? Vocês se distanciaram. O grupo que antes estava junto com vocês, agora está lá na frente. E mesmo que vocês corram, vocês não vão conseguir alcançá-los a tempo. E daí, o que Deus faz? Deus olha para vocês e fala assim: “Eu estou vendo que vocês se demoraram muito no caminho. Vamos fazer o seguinte: eu vou emprestar para vocês uma bicicleta. Com essa bicicleta, vocês vão poder andar muito mais rápido. E eu vou deixar que vocês usem essa bicicleta até que vocês alcancem aqueles que estão lá na frente.”

A mediunidade é isso! A mediunidade é a bicicleta que Deus empresta para que a gente tire o atraso da nossa caminhada. No começo, não sabemos andar de bicicleta. Até conseguirmos equilibrar em cima dela, a gente vai cair, a gente vai se machucar, vai ralar o joelho. Mas depois que pegar o jeito, daí nós percebemos como aquele meio de transporte está sendo útil para nossa evolução.

Espero que vocês tenham gostado desse nosso bate-papo. Hoje eu não falei coisa com coisa… Simplesmente deixei fluir as ideias que estavam vindo na minha mente. Se vocês não entenderam alguma coisa ou se vocês acharam confuso, me dá um toque, está bem?

Manda uma mensagem no nosso site “almadepoeta.com.br“. Vocês também podem ouvir nosso Podcast nas principais plataformas de áudio: Spotify, Google Podcast, Deezer, Apple Podcast, AnchorFm, Youtube e também pelo nosso site “almadepoeta.com.br“. Que o nosso Pai Oxalá e nossa mamãe Nanã nos deem muita sabedoria para continuarmos a caminhada.

Um grande abraço e até o nosso próximo episódio!

Deixe seu comentário

Mais deste assunto

Episódio 11
Nenhum número escolhido ainda