Pesquisar

Viagem Astral na Visão da Umbanda

O desdobramento consciente na Visão da Umbanda

O QUE É VIAGEM ASTRAL

Hoje nós vamos falar sobre um fenômeno que é algo natural do ser humano. Esse fenômeno conosco sempre que adormecemos. Trata-se do desdobramento astral, que também é conhecido como viagem astral ou ainda projeção astral. Popularmente, os termos viagem astral, desdobramento astral e projeção astral acabam sendo empregados indistintamente.

A pergunta certa a ser feita não é se você acredita ou não em viagem astral, mas sim se você tem consciência desse fenômeno. Porque o desdobramento acontece todas as noites, quando o seu corpo físico adormece, desde o seu nascimento. O motivo de estudarmos este tema é o fato de que podemos desenvolver a capacidade de ter total controle sobre a viagem astral.

E qual a vantagem de ter controle e poder fazer a viagem astral conscientemente? Como eu já falei várias vezes no Podcast, nós possuímos um corpo astral que é o veículo utilizado para a nossa manifestação no mundo astral.

Isso significa que se tivermos controle sobre o desdobramento consciente, poderemos agir no mundo astral conforme nossa vontade. E o plano astral é um mundo onde o tempo não existe. Um mundo que guarda muitos segredos sobre os mistérios da vida e da morte, do Universo e de toda a criação.

Além disso, podemos também dizer que tudo o que existe no mundo físico existe também no mundo astral. Mas a recíproca não é verdadeira. Nem tudo que existe no mundo astral existe no mundo físico.

A VIAGEM ASTRAL INCONSCIENTE

Todo ser humano necessariamente precisa dormir para que o organismo descanse e seja revitalizado. Isso faz com que ele recupere as energias gastas nas atividades normais do dia a dia. Por esse motivo, é impossível uma pessoa permanecer muito tempo sem dormir. O corpo físico precisa ser revitalizado para que continue a funcionar.

Um exemplo muito comum disso é o caso de pessoas que, pela necessidade inadiável de revitalização do corpo físico, adormecem ao volante de um veículo sofrendo e causando graves acidentes.

O corpo vital é o responsável pela revitalização do corpo físico. Mas para que o corpo vital desempenhe sua função é necessário haver a separação ou desdobramento do corpo astral. Assim, sempre que adormecemos, literalmente saímos do corpo físico “vestidos” com o corpo astral.

O problema é que, por estarmos com a consciência adormecida, não nos damos conta deste processo e por isso, para nós, a viagem astral se passa como nada tivesse acontecido.

Em muitos casos, quando a pessoa encarnada não tem consciência ou maturidade espiritual suficiente, ela fica como um sonâmbulo no mundo astral, sem ter ideia de onde está o do que há ao seu redor. Quando retorna ao corpo físico e acorda, depois de ter decorrido o tempo suficiente para o organismo ser revitalizado, normalmente a pessoa recorda apenas de fragmentos de sonhos.

Evidentemente que a clareza e a intensidade com que as recordações são trazidas do mundo astral podem variar muito de pessoa para pessoa. Algumas conseguem recordar de muitos detalhes e outras podem simplesmente acordar sem lembrar absolutamente nada.

A VIAGEM ASTRAL NA VISÃO DA UMBANDA E DO KARDECISMO

Para a Umbanda, a viagem astral é uma das formas de emancipação da alma, ocorrendo durante o sono físico. E se vocês repararem, tanto a Umbanda quanto o Kardecismo não utilizam o termo projeção astral, mas sim emancipação ou desdobramento da alma pelo sono.

Porque enquanto o corpo físico dorme, o Espírito não precisa ficar inativo e preso à matéria. Muito pelo contrário! Ele se desdobra e se projeta para vivenciar outras experiências extracorpóreas, podendo essas experiências serem positivas ou negativas, conforme a sintonia mental da pessoa.

O sono é um estado em que nossas atividades físicas, motoras e sensoriais ficam paralisadas, concedendo ao corpo somático tempo para se restaurar, oportunizando ao Espírito, enormes possibilidades de enriquecimento espiritual por meio das inúmeras vivências ocorridas enquanto dormimos. O desdobramento pelo sono é um processo natural e quase inevitável, pois todos nós saímos parcialmente do corpo durante o sono do corpo físico, mesmo que disso não tenhamos lembrança alguma.

O CORDÃO DE PRATA

Só que enquanto o Espírito está emancipado (ou seja, fora do corpo), o corpo astral permanece unido ao corpo físico pelo chamado cordão de prata, fio de prata ou cordão fluídico, garantindo as necessárias ligações vitais e corporais com o corpo físico. Quanto mais a alma se afasta do corpo, em função dos lugares para onde se desloca em projeção astral, o cordão vai ficando mais fino e sutil, contudo não se rompe e sempre traz o perispírito de volta ao corpo físico.

Assim, a não ser que tenha chegado o momento do desencarne, não é possível morrer durante o desdobramento pelo sono, isto é, não se pode romper o cordão prateado, pois a qualquer sinal de perigo, no plano físico ou no extrafísico, o corpo astral retorna imediatamente ao envoltório material, na velocidade do pensamento. O receio de que a pessoa pode morer praticando viagem astral, portanto, é infundado.

O Espírito, durante a projeção astral e dependendo da sua sintonia mental, pode realizar inúmeras atividades: visitar colônias espirituais, rever amigos e familiares desencarnados ou, ainda, ser atraído para regiões conhecidas como umbralinas, de sofrimento e dor. Exatamente por isso é importante o preparo ao dormir, com uma leitura leve e edificante, uma alimentação saudável, o cultivo de bons pensamentos e a prática de boas atitudes e da oração, pois a falta desses cuidados salutares pode fazer com que a alma emancipada seja arrastada por Espíritos inferiores e viva experiência negativas, os chamados pesadelos.

Médium umbandista, criador do podcast "Alma de Poeta"

Deixe seu comentário

1 comentário

Leitura adicional

Umbanda e Religião

A Umbanda como Religião

Um dos papéis da Umbanda, como religião, é ajudar as pessoas a conquistar uma vida plena e feliz. Nesse sentido, o culto que prestamos aos Orixás e o...

Orixá Regente de 2023

Oxum é a Orixá regente de 2023 e sua influência nesse ano será sentida principalmente no campo emocional. Porque Oxum está associada à água doce, ao...

Os Orixás na Umbanda

Os Orixás na Umbanda

Os Orixás na Umbanda estão muito acima da nossa compreensão. Faltam palavras para explicar a sua essência, falta vocabulário para definir a grandeza...

Michelle Bolsonaro fala sobre Lula na Umbanda

Lula na Umbanda?

Eu não gosto muito de ficar misturando política com religião, mas esses dias, Michelle Bolsonaro compartilhou uma publicação que associa a Umbanda...

Nenhum número escolhido ainda