Pesquisar

Maria Mulambo na Umbanda

Ouvir episódio

Maria Mulambo é um espírito que se manifesta com o arquétipo de uma pombajira e que trabalha especificamente para dissipar energias densas da sua vida.

Transcrição do Episódio

Olá, meus irmãos e minhas irmãs de Podcast! Sejam bem vindos a mais um episódio do Alma de Poeta. Meu nome é Evandro Tanaka, eu sou médium umbandista, eu sou o idealizador desse projeto criado para falar sobre Umbanda, Espiritualidade, Mediunidade e, de vez em quando, umas palhinhas das poesias do Pai Antônio.

Hoje eu estou gravando esse episódio para fazer uma homenagem a uma Entidade muito cultuada na Umbanda, conhecida como Maria Mulambo. Quem é umbandista, com certeza já ouviu falar desse espírito. Maria Mulambo é uma das pombajiras mais famosas que trabalha na Linha da Esquerda, juntamente com Maria Farrapo. Talvez Maria Mulambo e Maria Padilha sejam as duas pombajiras mais populares que existem na Umbanda.

E só lembrando, tá gente… A mesma situação que acontece quando eu falei lá sobre Maria Padilha, também acontece com Maria Mulambo. Hoje, Maria Mulambo é uma falange! Uma falange de espíritos femininos que trabalham na Umbanda utilizando o pseudônimo de Maria Mulambo para fazer a caridade.

Isso significa que quem incorpora Maria Mulambo está incorporando uma falangeira, está incorporando um espírito subordinado à chefe de falange que empresta o nome. Eu já falei bastante sobre isso nos outros episódios, né? Eu não vou explicar de novo todo esse conceito para não ficar muito repetitivo.

Mas vamos lá… vamos conversar sobre Maria Mulambo, então! Maria Mulambo é um espírito que se manifesta com o arquétipo de uma pombajira e que trabalha especificamente para dissipar energias densas da sua vida. Então, por exemplo, se você está sendo vítima de inveja, vítima de mau-olhado, de olho-gordo e até mesmo se você foi vítima de feitiçaria, é Maria Mulambo que vai retirar isso da sua vida. Ela que vai transmutar essas energias densas para que a sua vida não seja impactada de uma maneira negativa, para que aquelas energias não interfiram na sua qualidade de vida.

Então, se você está se sentindo muito cansado, muito cansada, se você está se sentindo depressivo, sem ânimo para fazer as coisas, sem vontade de viver, pode ser que tenha algum tipo de energia negativa influenciando diretamente a tua vida. E se isso estiver acontecendo, você pode pedir diretamente para Maria Mulambo para que ela retire essa energia negativada da tua vida, cuidando principalmente do teu lado emocional.

Gente, a Maria Mulambo trabalha com o pior que existe das emoções humanas. Essa é uma pombajira extremamente experiente, que sabe muito bem lidar com sentimentos de tristeza, de revolta, e raiva… qualquer sentimento negativo que você estiver sentindo, pede ajuda para Maria Mulambo! Para que ela venha te ajudar, para que ela venha trabalhar, para que ela venha limpar qualquer sentimento negativo que esteja no teu coraçao, na tua mente, na tua alma.

Um dos trabalhos principais da Maria Mulambo é esse: tirar a negatividade dos sentimentos do ser humano. Quando Maria Mulambo vem cuidar de você, ela acaba fazendo uma limpeza completa, uma limpeza tanto do corpo, quanto da alma. E olha só que interessante, gente: o nome Maria Mulambo vem exatamente disso! Porque ela recolhe todo esse lixo emocional que a gente carrega e leva embora. Ela pega aquelas emoções e aqueles sentimentos negativados das pessoas e leva para bem longe, para que a pessoa se sinta mais leve e fique com o coração mais tranquilo.

Então, essa parte de trabalhar no emocional das pessoas, transmutando energias negativadas é uma das áreas que Maria Mulambo domina como ninguém! E você sabe uma outra área que Maria Mulambo ama trabalhar? Ela adora trabalhar com magia! Existem muitas magias que são específicas de Maria Mulambo. Quer um exemplo? Você está com um problema conjugal, você não está se dando muito bem com o seu marido, com a sua esposa, com o namorado, namorada… Daí, você pede para Maria Mulambo ajudar a resolver esse problema conjugal de relacionamento que você está tendo com o seu companheiro ou companheira. E Maria Mulambo, muitas vezes, vai usar a magia para fazer o relacionamento de vocês se equilibrar.

Mas oh, gente… Não confunde, tá? Eu não estou falando de amarração aqui! Está bem? Que isso fique bem claro! Porque muita gente acaba misturando as bolas, né? Às vezes a pessoa gosta ou está interessada em alguém, só que a outra pessoa não está nem aí para ela. Daí ela procura uns espíritos de porco por aí para fazer com que a pessoa se apaixone por ela, ou para fazer alguma coisa que obrigue a pessoa a ficar do lado dela. Isso não é Maria Mulambo quem faz e ela tem horror a esse tipo de comportamento.

O que Maria Mulambo faz é harmonizar casais que realmente querem ficar juntos, casais que se amam, se gostam, tem carinho um com o outro, mas que por algum motivo, estejam passando por situações difíceis de relacionamento. Daí sim Maria Mulambo vai agir para harmonizar a vida conjugal daquele casal. Vocês entendem?

Ou então, tem um outro tipo de situação que você também pode pedir ajuda para Maria Mulambo. É quando você não dá certo com ninguém! Ninguém para na tua vida. Você começa a se relacionar com uma pessoa e, de repente, sem mais nem menos, a pessoa te abandona, de uma hora para outra e vai embora. Ou então quando você brigam muito com o seu marido, com a sua esposa, com o seu namorado, enfim… com o seu crush… Percebam que nessas duas situações, quando ninguém para na tua vida ou quando você briga muito com seu companheiro ou companheira, o problema está em você, não está nos outros!

Porque assim… se acontece de uma ou duas pessoas saírem da tua vida, tudo bem! Pode ser que realmente não era para ser, que realmente o problema era com elas. Mas a partir do momento que passam 20, 30, 40 anos e ninguém para na tua vida… Daí eu sinto muito em te dizer, mas o problema está em você! E é essa energia negativada que você está carregando que Maria Mulambo vai transformar.

Ou então, sabe aquela situação de quando você é traída pelo seu parceiro? Você ama a pessoa com todas as forças do seu coração e, de repente, leva um chifre! Daí, lógico, né? Vai ficar aquele sentimento ruim dentro de você. Afinal de contas, ninguém gosta de ser traído! Sabe quem adora trabalhar para desfazer esse tipo de sentimento? É Maria Mulambo! Se você foi traído ou traída por alguém, pede para Maria Mulambo te equilibrar. Com a ajuda dela, você vai dar a volta por cima!

Ou então, pode ter aquela situação também que, apesar da pessoa te amar, gostar de estar do teu lado, gostar de ficar com você, ela sente uma necessidade irresistível de pular a certa, de vez em quando, sabe? Só que depois ela acaba se sentindo mal por ter traído a pessoa que ama! Esse tipo de pessoa também pode pedir ajuda para Maria Mulambo, para que Maria Mulambo equilibre os sentimentos e emoções dela, para que ela não tenha mais vontade de trair a pessoa amada.

E se você tem um marido ou se você tem uma esposa ou namorada ou namorado que te trai também, pede para Maria Mulambo dar um jeito, porque ela vai dar! Então, assim, gente… as magias de Maria Mulambo são muito voltadas para questõe sentimentais, quando ela precisa arrumar o lado emocional da pessoa, daí, Maria Mulambo chama essa responsabilidade para ela.

Maria Mulambo tem uma grande ligação com bruxaria, principalmente quando existe a necessidade de cortar laços de traição, laços de deslealdade, mentiras, magias negativadas que podem estar atrapalhando o seu relacionamento… Em todos esses campos, Maria Mulambo pode te ajudar. E olha, gente! Maria Mulambo adora reconstruir relacionamentos, reconstruir famílias, reatar laços emocionais arrebentados. Ela é muito boa nesse processo de reconciliação.

Uma outra área que Maria Mulambo gosta muito de trabalhar é com pessoas emocionalmente fragilizadas. Então, quando você passa por uma tristeza muito grande, quando você passa por um trauma muito grande ou quando você teve uma perda muito grande, né? De repente você perdeu alguém que você amava muito, a quem você era muito apegada… Pede para Maria Mulambo te fortalecer! Você vai ver como ela é boa em fazer isso também. Porque Maria Mulambo trabalha na linha do equilíbrio das emoções. Então, ela vai harmonizar o seu sentimento desequilibrado, para que você supere o trauma que passou, para que você supere a perda que você teve, para que você se fortaleça!

E olha gente, a falange de Maria Mulambo é muito grande e ela tem especializações, digamos assim, em diversos campos energéticos. Então, por exemplo, tem Maria Mulambo das Almas, tem Maria Mulambo da Lixeira, tem Maria Mulambo das Encruzilhadas… Mas todos os espíritos femininos que trabalham na falange de Maria Mulambo, de uma maneira geral, são regidas pela energia de Oxum, só que elas tem uma ligação muito forte com Obaluaê também. Então, toda Maria Mulambo, independente dela ser das Almas, da Lixeira ou das Encruzilhadas, vai ter sempre uma ligação forte com o cemitério, com a calunga pequena.

Agora eu quero contar para vocês a história de Maria Mulambo. Quer dizer, uma das histórias da vida de um espírito que hoje trabalha na Umbanda se apresentando como Maria Mulambo. Porque vocês sabem, né? Como Maria Mulambo é uma falange de espíritos, cada espírito tem a sua história particular. E nada mais natural que existam diversas histórias contando a vida de Maria Mulambo. Então, pode ser que a história que eu conheço sobre Maria Mulambo seja diferente da história que você conhece, que alguém já te contou. E nem por isso, essas histórias deixam de ser verídicas, porque foram experiências de espíritos diferentes.

Então, gente, pela história que eu conheço, Maria Mulambo viveu aqui na terra entre os anos 1.730 e 1.780. Não se sabe exatamente o ano em que ela nasceu e o ano em que ela morreu. E conta a história que ela era filha legítima do Rei Luiz XV. Uma das filhas, né? Porque o Rei Luiz XV teve várias filhas. Não se sabe, ao certo, qual das filhas que se tornou a Maria Mulambo.

O que se sabe é que ela realmente se chamava Maria e nasceu no Palácio de Versalhes, na França. E a Maria, sendo filha do Rei, cresceu na corte francesa, sempre cercada de regalias, de riqueza, de muitos criados. Só que a Maria, desde pequena, ela sempre foi muito voltada para a Espiritualidade. Ela gostava de estudar sobre Espiritualidade. Gostava desses assuntos que falavam sobre energia, sobre esoterismo, assuntos transcendentais, sabe?

Daí o que aconteceu? A Maria cresceu e virou uma jovem linda! Uma moça com uma beleza deslumbrante. E ela, sendo filha do Rei, foi prometida para se casar com um nobre da Áustria. Porque o Rei Luiz XV que não era bobo nem nada, ele queria aumentar ainda mais o poder que ele tinha na época, unindo reinos, né? Então, oferecendo a filha em casamento para um nobre de um outro reino, aumentariam muito as chances desses reinos se unificarem um dia.

Nessa época, a Maria tinha menos de 20 anos de idade. No finzinho da adolescência, ela já tinha sido prometida em casamento. E a Maria, apesar de ela não querer se casar com uma pessoa que ela nem conhecia, ela aceitou o seu destino. Iria se casar com um aristocrata austríaco, que fazia parte da nobreza daquele reino, para satisfazer as vontades do pai, do Rei Luiz XV.

Só que o que ninguém sabia, era que a Maria tinha um segredo. Um segredo guardado a sete chaves! Sabe qual segredo era esse? A Maria era apaixonada por um soldado da guarda real! Olha só que babado, hein gente! Se esse fuxico caísse na boca do povo, ia virar o assunto do século!

E quanto mais se aproximava a data do casamento, mais maria ficava angustiada, porque ela amava de verdade aquele soldado da guarda real e não suportava a ideia de se separar dele para se casar com um desconhecido. Ainda mais de outro país, com outros costumes, com outro idioma.

E daí, o que aconteceu? Alguns dias antes do casamento, a Maria combinou com o guarda, que era o amor da vida dela, de fugirem juntos. Daí, ele fizeram todo um preparativo e fugiram do castelo. Na verdade, eles fugiram da França, né? Sabe onde que eles foram morar? Eles foram viver nas montanhas da Itália, onde ninguém sabia quem eram eles.

Então, nesse novo lugar que eles foram viver, o rapaz não era mais soldado e a Maria não era mais a filha do Rei. Eles passaram a viver como pessoas comuns. E eles viveram tranquilamente, durante uns 15 anos, num vilarejo escondido nas montanhas da Itália.

Bom, se a história parasse por aqui, ela teria um final feliz. Só que não! A vida continuou nesse vilarejo italiano. Daí o casal teve dois filhos, já tinha a sua casa. E como a Maria sempre gostou desse negócio de fazer magias, de fazer preparado de ervas, ela começou a curar muita gente na região. Então, as pessoas doentes procuravam ela e recebiam ajuda.

Só que esse atendimento desinteressado que a Maria dava para a população local começou a chamar a atenção sabe de quem? Da igreja! E a igreja começou a investigar… Naquela época, a Inquisição estava no auge! A igreja chama de Santa Inquisição, mas de Santa não tinha nada! E a igreja começa a desconfiar que a Maria poderia ser uma bruxa e começa a investigar ela.

Há quanto tempo que ela morava no vilarejo, de onde que ela veio, com quem era casada… E fofoca daqui, fofoca dali, a Igreja acabou descobrindo que a Maria, na verdade, era a filha fugitiva do Rei Luiz XV!

E quando o Rei descobriu que a Maria tinha sido encontrada, ele mandou uma tropa de soldados até lá… Vassalos, né? Vassalos do Rei. E ele ordenou que esses vassalos matassem a família toda dela, mas que deixassem ela viver para amargar a perda dos seus filhos e do seu marido.

E assim os soldados fizeram. Eles chegaram lá no vilarejo, capturaram todos, amarraram e mataram o marido e os filhos na frente da Maria. Ela, coitada, entrou em desespero, né? E implorou para que os soldados tirassem a vida dela também. Mas os soldados, obedecendo a ordem do Rei, deixaram ela viver.

E a Maria, por já estar a tanto tempo naquela região, por conhecer os costumes e também pelas lembranças boas que ficaram na sua mente, dos seus filhos, do seu esposo, ela resolve continuar vivendo ali naquele vilarejo.

Só que depois de alguns anos, uma peste começa a varrer o local, uma epidemia misteriosa começa a matar as pessoas. E o povo ignorante daquele vilarejo logo começa a dizer que aquela peste era uma maldição da Maria, por ela ter perdido a sua família. Afinal de contas, as pessoas achavam realmente que ela era uma bruxa.

Daí a Igreja, que até então tinha deixado ela solta, tinha feito vistas grossas com as magias que ela fazia no vilarejo, porque ela era filha do Rei, resolveu ir tirar satisfação. Só que a Maria ficou sabendo antes que a Igreja queria prender ela e resolveu ir embora daquele lugar. Só que como ela não tinha para onde ir, ela não conhecia ninguém fora daquele vilarejo, ela resolveu voltar para o Castelo de Versalhes. Ela resolveu ir pedir ajuda para a sua família, porque ela estava sozinha no mundo.

Só que quando ela chegou lá no castelo, os familiares não quiseram saber dela. Todo mundo virou as costas! Afinal de contas, na visão deles, a Maria era uma traidora do reino, ela era uma fugitiva. E ela só estava viva até agora porque tinha sido uma ordem do Rei.

E coincidentemente (ou não), a peste que havia assolado aquele vilarejo italiano, começou a chegar na França também. E lógico, né? As más linguas começaram a dizer que a Maria era a responsável por aquela pandemia. Só que dessa vez, por ela estar mais próxima do Rei, que era o seu pai, por ela ter uma família influente, a igreja fica com medo de prendê-la e sofrer algum tipo de represália. E a Maria fica lá solta, na cidade de Versalhes, ajudando as pessoas, trabalhando com as suas ervas, as suas magias.

E lógico, né gente! Chega uma hora que o dinheiro acaba. Como a Maria já não tinha mais um marido para ajudar no sustento e também a própria família dela da nobreza se recusava a ajudar, ela começou a passar necessidades. Já não tinha mais dinheiro para se cuidar, já não tinha mais dinheiro para comprar roupa. E as roupas que ela usava começaram a ficar desgastadas e começaram a rasgar. Os vestidos que ela tinha começaram a ficar todos esfarrapados.

Tanto é que ela ficou conhecida, na época, como a “esfarrapada de Versalhes”. E para quem sabe falar francês, vai entender direitinho da onde surgiu o nome dela. Porque “esfarrapado”, em francês, se diz “lambeaux”. Então, ela ficou conhecida em Versalhes como Maria Lambeaux.

E a Maria Lambeaux, que hoje a gente conhece como Maria Mulambo, aqui no Brasil, era uma pessoa muito boa. Apesar dela viver numa extrema carência, ela ajudava muitas famílias de várias formas diferentes. Ela fazia os tratamentos fitoterápicos dela. Bom, naquela época não tinha esse nome, né? Os tratamentos com ervas. Ela fazia as mandingas dela lá para curar as pessoas. E ela ajudava, inclusive, acomodar pessoas que estavam chegando de outros lugares, sempre com o coração bondoso, nunca pedindo nada…

E a Maria Mulambo, ou melhor, a Maria Lambeaux, foi ficando velha, né? Foi ficando velha… foi ficando cada vez mais difícil a sua locomoção. E diz a história que ela morreu já tinha mais de 60 anos. E olha gente, naquela época, na idade média, 60 anos era uma idade muito avançada! Poucas pessoas chegavam nessa idade, até mesmo pessoas de posses não conseguiam viver tanto. Mas a Maria viveu e teve a oportunidade de ajudar muita gente, como bruxa!

E olha só que coisa! Apesar da Maria Lambeaux ter nascido filha do Rei, depois que ela morre, o seu corpo foi enterrado como indigente. Ela não recebeu honraria nenhuma. Sabe aqueles enterros pomposos que a família real tem direito? Com a Maria não aconteceu nada disso, não! O corpo dela simplesmente foi jogado numa cova rasa, sem nome, sem nada.

Só que apesar dela ter sido enterrada na França como indigente, aconteceu uma coisa muito bonita! A Maria tinha muitos devotos, muitos seguidores, pelo tanto de caridade que ela fez na vida, pelas obras boas que ela foi acumulando, ela acabou ganhando a simpatia de muita gente. Daí essas pessoas resolveram unir esforços, desenterraram o corpo dela, que havia sido sepultado como indigente, e levaram para a Itália, para sepultar ela junto com o seu marido e junto com os filhos. Lá na Itália, sim, ela recebeu um enterro digno, um enterro descente.

Então, gente, eu acho que é por isso que Maria Mulambo traz muito isso, né? Ela abandonou tudo o que tinha, ela abandonou toda a riqueza, todas as posses, todo o poder, para viver um grande amor. E ela realmente viveu com intensidade esse amor, enquanto ela pôde.

Se vocês perguntarem para mim o que significa Maria Mulambo na Umbanda… Eu diria para vocês que para mim, Maria Mulambo representa esse amor censurado. Talvez seja por isso que Maria Mulambo goste tanto de unir casais que estejam passando por algum tipo de problema conjugal. Porque ela passou por uma situação muito mais intensa e ela superou os problemas daquela vida para evoluir espiritualmente.

Às vezes eu fico pensando qual seria o principal ensinamento que Maria Mulambo teria para nos passar. Sabe o que me vem na cabeça? Eu ouço Maria Mulambo falar assim: “Meu filho, eu quero que você entenda que o valor do amor verdadeiro é muito maior do que qualquer futilidade que exista nesse mundo.”

E é com essa reflexão que eu encerro o episódio de hoje. Pensem sobre isso… O que importa mais do que o amor? Será que existe algo mais valioso do que amar alguém e ser amado por essa pessoa? Eu duvido que a gente encontre uma satisfação maior nessa vida do que conhecer o amor verdadeiro.

E assim a gente termina mais esse episódio. Eu agradeço a todos pelo carinho, pela atenção. Se vocês curtiram, continuem acompanhando o nosso Podcast pelas principais plataformas de áudio. Nós estamos presentes no Deezer, no Spotify, no Amazon Music, Youtube. Você também pode ouvir todos os episódios anteriores do nosso podcast pelo site. É só você digitar no seu navegador almadepoeta.com.br. Lá você pode inclusive mandar uma mensagem para mim, escrever o que você está achando do conteúdo. Eu fico sempre muito feliz de receber o contato carinhoso de vocês.

Um grande abraço a todos, fiquem com Deus. E que a falange iluminada de Maria Mulambo possa cuidar de todos nós! Laroiê, Maria Mulambo! Pombajira é mojubá!

Deixe seu comentário

11 comentários
  • Me sinto muito realizada em trabalhar com Maria Mulambo, sempre que dou passagem para ela me dinuo muito leve depois. laroye Mulambo.

  • cada dia amo mais trabalhar com essa energia agradeço aos céus por ser um escolhido dessa energia laroye salve salve as forças de sra Maria mulambo

  • Regina Morais Eu fiquei muito emocionada com a estória de Maria Mulambo.
    Ela será o exemplo de dignidade para todas nós mulheres que lutam pela família e pelo amor permanecer sempre…
    Eu agradeço por conhecer a verdadeira estória

  • Que história mais linda.
    tenho um apresso muito grande por Dona Maria mulambo, ela me deu um grande presente que é poder trabalhar com ela.
    salve Dona Maria Mulambo.
    laroyê.

  • Oi
    Tudo bem?
    Sou uma curiosa sobre o assunto , sei que entre o céu e a terra a muitos mistérios , fico fascinada nesse assunto .
    Sempre respeitei muito esses assuntos e hoje após saber um pouco sobre a história de Maria mulambo , fiquei maravilhada e emocionada , com certeza merece respeito , que exemplo de mulher , exemplo de pessoa .
    Estou adorando alma de poeta
    Parabéns

  • querido estou amando ouvir seu podcast. Trabalho maravilhoso. Vc pode me dizer quem esta cantando o ponto por volta dos 12 minutos. Amor é uma palavra.

Mais deste assunto

Episódio 23
Nenhum número escolhido ainda