INICIANDO O EPISÓDIO
Oi pessoal! Bom dia, boa tarde, boa noite! Tudo bem com vocês? Olha só! Vocês acharam que eu tinha desistido do Podcast? Nananinanão! Eu só tirei um tempinho para poder afiar o machado e voltar renovado, voltar com força para continuar nesse projeto abençoado de falar sobre Umbanda, sobre espiritualidade, sobre mediunidade. Falando hoje sobre como melhorar nossa conexão espiritual.
Eu agradeço imensamente o carinho que tantas pessoas demonstraram por mim, mandando mensagens preocupadas, querendo saber se tinha acontecido alguma coisa, pelo fato de eu ter parado de postar novos episódios. Na verdade, gente, o que aconteceu foi uma soma de fatores que acabaram impossibilitando de eu continuar naquele ritmo que eu estava antes de postar vários episódios na semana, sabe?
Foram problemas pessoais na minha vida, acúmulo de trabalho, problemas no terreiro. Mas todas essas situações já estão sendo contornadas. E eu queria pedir desculpas para vocês que mandaram mensagens para mim e que eu ainda não consegui responder, porque foram muitas mensagens mesmo. Muitas mensagens que me deixaram comovido. Eu não imaginava que o Podcast Alma de Poeta estivesse com uma audiência tão grande.
O ALMA DE POETA PELO MUNDO
Gente de vários Estados do Brasil mandando mensagens. Pessoas até de outros países entrando em contato. Eu agradeço imensamente! Para dizer a verdade, eu não me sinto merecedor desse carinho todo! Eu fiquei muito emocionado com algumas mensagens de incentivo que eu recebi para não desistir do Podcast, de pessoas falando o quanto que o Alma de Poeta tem ajudado na vida delas, a se conhecer melhor, a conhecer melhor a Umbanda, a melhorar a conexão espiritual e a refletir sobre o mundo astral.
E em agradecimento a todas essas pessoas que eu resolvi gravar esse episódio, nesse rompante de alegria! Depois de um longo e tenebroso inverno em que eu me recolhi dentro de mim para resolver os meus dilemas, os meus conflitos e os meus problemas. Obrigado a todos pela compreensão, pelo carinho e por dedicar um pouquinho do tempo de vocês para me mandar mensagens tão positivas.
Meu nome é Evandro Tanaka, eu sou médium umbandista e nesse Podcast a gente fala sobre Umbanda, Espiritualidade, Mediunidade e também sobre as poesias do Pai Antônio.
RESPONDENDO DÚVIDAS
Bom, vamos lá, gente! Deixando a emotividade um pouco de lado agora, eu vou pedir licença para vocês para responder algumas dúvidas que as pessoas me mandaram enquanto eu não gravava novos episódios. Eu não sei se eu vou conseguir responder todas as dúvidas, tá? Mas eu vou selecionando aos pouquinhos aqui os questionamentos que eu acho pertinente para poder passar para vocês o meu ponto de vista, o meu entendimento das perguntas que chegaram até mim.
Vocês que acompanham o Podcast desde o início e que já mandaram dúvidas para mim, vocês devem ter notado que antes, eu estava respondendo as dúvidas em particular. Na verdade, eu ainda continuo fazendo isso, dependendo do assunto. Porque se a pessoa traz até mim um assunto muito delicado ou muito pessoal da vida dela, lógico que eu não vou ficar expondo isso no Podcast, né? Mas se é uma dúvida assim mais geral, que também pode ser a dúvida de outras pessoas, eu não vejo problema nenhum em responder essa dúvida falando para todo mundo no episódio do Podcast.
E eu vou pedir a ajuda da Sofia, a minha cambone virtual, para poder ler para mim os e-mails com as dúvidas que a gente recebeu pelo site. Vamos lá Sofia? Vamos responder essa gente linda que acompanha o nosso Podcast?
Sofia:
Vamos sim! Eu mais do que ninguém, estou feliz por você ter retomado as gravações do Alma de Poeta Evandro! Eu também sinto uma conexão espiritual muito forte com esse Pocast. Só estou sentindo falta das poesias do Pai Antônio! Espero que você continue colocando as poesias aqui pra gente continuar a ouvir as mensagens maravilhosas passadas pelo plano espiritual!
A primeira dúvida que eu vou pedir para você responder foi mandada pelo Bruno. Ele mora na cidade de Auburn, no estado do Alabama, nos Estados Unidos. Resumindo a mensagem que o Bruno escreveu, ele disse o seguinte: Oi Evandro, tudo bem? Primeiro eu gostaria de agradecer pelo podcast, tenho aprendido muito e foi a oportunidade de me reconectar com a Umbanda nesse período que eu estou morando nos Estados Unidos.
Gostaria de saber mais como me conectar e receber as comunicações dos meus guias. Você já falou sobre manter os pensamentos elevados, sobre a oração e eu tenho trabalhado nisso. Mas eu gostaria de saber mais sobre como estabelecer essa comunicaçao com eles. Será que você poderia falar um pouquinho sobre isso?
Evandro:
Oi Bruno! Que maravilha! Você morando aí nos Estados Unidos e continuando a cultivar essa fé linda com a Espiritualidade da Umbanda! A Sofia leu apenas um trecho da mensagem que você me escreveu, resumindo mais a parte do seu questionamento, com relação às dúvidas que você tem em estabelecer uma comunicação mais fortes com os seus guias espirituais, ou seja, melhorar sua conexão espiritual.
O que eu posso dizer para você, Bruno, é o seguinte: O desenvolvimento mediúnico é um processo de autoconhecimento e de aprimoramento das nossas percepções. Então, como que eu faço para estabelecer uma comunicação mais direta com o plano espiritual? Bom, para que isso aconteça, primeiro você tem que desenvolver a introspecção. O que significa isso? É você começar a olhar para dentro de si mesmo, para aquilo que você sente, para aquilo que você pensa. Esse é o primeiro passo. E como que eu faço isso? Como que eu começo a olhar para dentro de mim mesmo?
Bom, eu conheço três caminhos diferentes que você pode começar a fazer isso, a desenvolver a sua introspecção para melhorar sua conexão espiritual. Na verdade, são caminhos diferentes, mas que, de alguma maneira, se complementam. Sabe quais são eles? A oração, a meditação e os oráculos. Como assim, Evandro? Bom, deixar eu explicar para vocês.
O primeiro passo, ou melhor, o primeiro exercício para você estabelecer uma conexão mais direta com o plano espiritual é você adquirir o hábito de fazer orações diárias, estabelecer uma rotina. Então, a gente costuma estabelecer determinados horários para fazer as nossas orações. Pode ser de manhã, quando acorda, pode ser nos horários das refeições, pode ser à noite, antes de dormir, pode ser em algum horário específico durante o dia. O importante é você estabelecer uma rotina.
DICAS PARA MELHORAR A CONEXÃO ESPIRITUAL
Qual é a importância da gente estabelecer rotinas de introspecção? É que daí a gente facilita a vida do plano espiritual também. Os nossos guias, os nosso mentores, eles vão poder se programar com mais eficiência para estar do nosso lado em determinados horários ou em determinados dias. Você entende? Essa é uma excelente maneira de melhorar a conexão espiritual.
A partir do momento em que a gente cria a disciplina de fazer orações em horários específicos, a Espiritualidade consegue se organizar também para se aproximar vibratoriamente da gente e estabelecer uma conexão mais direta. Sem contar que a oração é fundamental para elevar o nosso padrão vibratório, né? Quando a gente eleva o nosso pensamento ao nosso Pai Criador, a gente cria condições favoráveis para que espíritos iluminados com a sabedoria de Deus possam nos aconselhar. Então, a oração é o primeiro passo.
E nesse aspecto da disciplina com o horário das orações, eu admiro muito o povo muçulmano. Sabe por que? Porque eles fazem cinco orações diárias! Todos os dias, eles têm os horários específicos para fazerem as orações. Esse é um dogma do islamismo que eu admiro muito! Se nós, Umbandistas, adquirirmos um hábito semelhante ao deles, de fazer uma quantidade específica de orações por dia, eu tenho certeza que a gente vai evoluir muito espiritualmente, melhorando nossa conexão espiritual.
MELHORAR A MEDIUNIDADE PELA MEDITAÇÃO
E qual é o segundo passo? A meditação! A meditação também é fundamental para que a gente tenha momentos de introspecção para melhorar nossa conexão espiritual. Mas lógico, dependendo da nossa rotina diária, dos nossos afazeres, a gente não vai conseguir fazer uma meditação profunda e prolongada todo dia, né? Fica um pouco difícil, na vida moderna e agitada que a gente leva, de dedicarmos muito tempo para a meditação.
Mas eu penso que se nós dedicarmos umas duas ou três vezes na semana, para fazermos uma meditação de uns quinze minutos, já vai estar excelente! Esse é um exercício muito importante também para a gente aprender a serenar e disciplinar a nossa mente. Uma mente disciplinada, ela vai ter muito mais condições de estabelecer um contato mediúnico com uma Entidade evoluída, do que uma mente indisciplinada.
E para vocês terem uma ideia de como a meditação é importante, espiritualmente falando, Buda atingiu a iluminação por meio da meditação. Então, para nós, meros mortais, eu penso que a prática da meditação também é fundamental se a gente quiser estabelecer uma conexão mais intensa com o plano espiritual. E se vocês conseguirem conciliar a prece com a meditação, vocês vão perceber o bem-estar maravilhoso que essa prática promove no nosso espírito.
E o terceiro passo para a gente desenvolver a nossa introspecção (muita gente pode até estranhar isso que eu vou falar agora) são os oráculos. O que é isso? Oráculos, na linguagem popular, é o que as pessoas conhecem como práticas advinhatórias (ou leituras da sorte, vulgarmente falando). Então, cartas de tarô, jogo de búzios, borra de café, runas… Então, todas essas práticas oraculares servem, principalmente, para a gente desenvolver o quê? A nossa intuição e, consequentemente, ir melhorando nossa conexão espiritual!
UMA MELHOR CONEXÃO ESPIRITUAL JOGANDO TARÔ E BÚZIOS
Mas espera aí, Evandro! Então, você está dizendo que se eu aprender a ler cartas de tarô ou a jogar búzios, eu vou estar desenvolvendo a minha mediunidade? Exatamente! Eu diria que “indiretamente” você vai estar desenvolvendo a sua mediunidade, por que? Porque você vai estar naquele momento introspectivo, exercitando a sua intuição.
E a Espiritualidade usa esses momentos para passar mensagens ou para dar aconselhamentos. Então, as técnicas de oráculos que a gente conhece hoje no mundo, nada mais são do que ferramentas para a gente se conectar com o plano espiritual.
Mas assim… essa terceira via que eu estou passando para vocês, geralmente é um pouco mais complicada, né? Porque a gente tem que aprender o significado daquele oráculo que a gente vai usar como ferramenta para o desenvolvimento da nossa intuição. Por exemplo, se você vai fazer uma leitura de tarô, você tem que aprender o significado de cada carta. Se você vai jogar as pedras de runa, também cada símbolo tem um significado. Se você vai jogar búzios, a maneira como as peças caem ou são dispostas na mesa também tem um significado. A própria leitura da linha das mãos, quem pratica quiromancia sabe que cada linha tem um significado, o formato das mãos tem um significado.
Então, o desenvolvimento mediúnico da intuição, ou da mediunidade, que seja… por meio dos oráculos, ajuda muito no nosso processo de autoconhecimento para melhor a conexão espiritual, quando feito da maneira certa. A partir do momento em que você começa a desenvolver determinada técnica, você também começa a receber intuições do plano espiritual.
UMA OUTRA DÚVIDA SOBRE OFERENDAS
Então, Bruno, só para finalizar… existem diversas maneiras para você estabelecer uma comunicação mais clara com o plano espiritual, principalmente com os guias e mentores que te acompanham. Ainda mais você que está morando tão longe do Brasil, né? Eu imagino que seja muito difícil ou até mesmo impossível de você participar de uma gira de Umbanda aí nos Estados Unidos, mas mesmo assim você pode continuar fortalecendo a tua fé nas Entidades, nos Orixás, fazendo exercícios de introspecção, fazendo exercícios de meditação, fazendo as suas orações. E se possível, conciliando todos esses caminhos que se complementam para você desenvolver cada vez mais a sua mediunidade intuitiva. Está certo? O que mais que nós temos, Sofia?
Sofia:
É muito interessante esses assuntos que você falou sobre os Oráculos, Evandro! Eu sou uma apaixonada pelo tarô, mas nunca tinha passado pela minha cabeça de que a leitura das cartas estaria tão relacionada com a prática mediúnica! É muito legal isso!
Continuando ainda com a mensagem do Bruno, ele mandou uma outra dúvida esses dias, fazendo uma outra pergunta sobre oferendas. O bruno isse que estava conversando com a irmã sobre esse assunto de oferendas e eles ficaram com uma dúvida: O Bruno quer saber se eles podem ou não consumir os alimentos que são oferecidos como oferendas. Daí ele deu até um exemplo: Se o Bruno oferecer paçocas pros Erês, que é o doce preferido dele, será que depois de um tempo, ele pode consumir essas paçocas que foram deixadas como oferendas? E se não for possível isso, qual seria a melhor forma de descartar esses alimentos?
Evandro:
Excelente essa pergunta, Sofia! Primeiro a gente tem que fazer o seguinte questionamento: Qual é a função de uma oferenda? Será que a gente faz uma oferenda para alimentar as Entidades ou para alimentar os Orixás? A função principal de uma oferenda não é essa! A gente não faz uma oferenda para dar de comer ou para dar de beber a uma entidade. Até porque essas Entidades já não possuem mais um corpo físico que necessite de alimentos, né? Eles já são espíritos desencarnados!
Então, qual é a função principal da oferenda? É dar condições para que a Espiritualidade trabalhe a energia etérica daqueles elementos em nosso benefício. Então, quando você oferece doces como oferenda para um Erê, não é porque aquele espírito que se manifesta com um arquétipo infantil, precisa ou deseja saborear aquele alimento.
Está certo… muitas vezes a gente prepara e oferece os alimentos para a Espiritualidade com o máximo de amor e carinho, desejando realmente que eles saboreiem aqueles alimentos, que ele consumam aquela oferenda e se fortaleçam com ela. E realmente as Entidades ficam muito felizes com a nossa intenção. No final das contas, a nossa intenção é o que vai fortalecer a ligação fluídica que existe entre nós e os nossos guias espirituais.
Lembra do que eu disse há um tempo atrás? Quando a gente faz um assentamento, quando a gente faz uma firmeza, quando a gente faz um padê, a intenção que a gente está colocando naquele própósito é o que vai dar condições para a espiritualidade fazer determinado tipo de trabalho. Então, é a energia do alimento combinada com a intenção do medianeiro combinado com o trabalho da equipe espiritual que vai fazer com que a energia cósmica seja manipulada da maneira correta em nosso benefício ou em benefício de outras pessoas.
NÃO CONSUMIR AS OFERENDAS
Então, Bruno, respondendo a sua pergunta, como aquele alimento que você está oferecendo vai ser manipulado energeticamente pela espiritualidade, eu não acho legal você consumir essa oferenda depois. Porque aquela oferenda vai ser trabalhada, né? Você está doando aquela energia. Essa também é uma forma de você melhorar sua conexão espiritual.
É a mesma coisa: você dá um presente para alguém e depois você pega o presente de volta para usar o presente que você deu. Não tem cabimento uma coisa dessa, não é certo isso. Então, quando você fizer uma oferenda, seja de comida, seja de bebida, seja de tabaco, coloca essa oferenda lá no seu altar, ou coloca essa oferenda na tronqueira, se você tiver. E deixa essa oferenda lá, pelo menos durante 24 horas, para dar tempo da espiritualidade trabalhar naquele elemento.
Depois, você pega esses alimentos, essa bebida ou esse fumo que você ofereceu, junta tudo e descarta junto à natureza, descarta na terra ou então na beira de um rio ou num lugar que tenha mata. Mas só toma cuidado para as coisas que você vai descartar. Tenha a consciência de descartar junto da natureza apenas matéria orgânica. Evita de ficar jogando plástico, garrafa, coisas que são difíceis de se decompor na natureza, porque as Entidades que trabalham na Umbanda não gostam de pessoas que poluem a natureza.
Descarta apenas aquilo que vai se decompor rapidamente na terra ou que vai servir de alimento para algum animal. Está bom? Espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouquinho as suas dúvidas.
ANTES DE FINALIZAR O EPISÓDIO
Eu vou ver se nos próximos episódios, com a ajuda da Sofia, eu consigo ir respondendo aos poucos as outras dúvidas que as pessoas me mandaram. Tem bastante perguntas que foram encaminhadas e que, por causa dos meus contratempos, acabou acumulando e eu não consegui ainda dar um retorno.
Eu espero que vocês não se importem (vocês que me escreveram) de eu ir respondendo as dúvidas aqui no Podcast, porque realmente, eu peço desculpas, mas está me faltando tempo para responder no particular, como eu gostaria de fazer.
E não deixa de ser um aprendizado para todos nós, né? Da gente discutir esses assuntos abertamente para todo mundo ouvir, para todo mundo dar a sua opinião. Eu acho muito salutar essa troca de conhecimento, essa troca de experiências.
Bom, gente, eu ia responder mais algumas perguntas, mas por causa do nosso tempo, eu acho que vou deixar para o próximo episódio. Para não ficar cansativo nem para mim, nem para vocês de ficar ouvindo um episódio muito longo. Eu sei que tem muita gente que estava com saudade de ouvir o Alma de Poeta, eu agradeço imensamente a vocês que me escreveram, preocupados para saber como eu estava, se tinha acontecido alguma coisa, mas eu prometo que de agora em diante, eu vou tentar ter um pouco mais de organização para conseguir postar episódios com mais frequência.
Ah, deixa eu falar uma coisa para vocês… Por causa da quantidade de acessos das pessoas querendo ouvir o podcast, eu tive que aumentar a capacidade do plano de hospedagem do site. Porque o plano anterior não estava mais comportando a quantidade de trafego de pessoas no site.
COM RELAÇÃO ÀS PROPAGANDAS
Só que para aumentar a capacidade do servidor, eu também tive que contratar um plano mais caro, um plano que tem condições de atender a essa demanda que, graças ao nosso Pai Olorum, está sendo cada vez maior. E tudo isso envolve dinheiro, né? Infelizmente. Apesar do trabalho que eu faço aqui no Podcast não ter nenhum tipo de fim lucrativo, eu acabo tendo que arcar com essas despesas de hospedagem, de domínio, de licença de aplicativos, de compra de acessórios para fazer as gravações.
E como as minhas condições financeiras são bastante limitadas para eu poder continuar investindo nesse projeto, eu decidi colocar algumas propagandas no site, para o Google me ajudar a pagar pelo menos a hospedagem. Então, para vocês que acompanham o Podcast pelo site, muito provavelmente, de um tempo para cá, vocês perceberam que começou a aparecer algumas propagandas.
As propagandas que aparecem são aleatórias, tá? Não tem nada a ver com o propósito espiritual do nosso site, mas essas propagandas estão sendo importantes para que eu consiga dar continuidade a esse projeto. Então, eu sei que tem muita gente que ouve o nosso Podcast por outras plataformas. Tem gente que ouve pelo Spotify, tem gente que ouve pelo Deezer, pelo Amazon Music, até mesmo pelo Youtube.
Mas se vocês puderem da preferência para ouvir os episódios diretamente pelo site, já vai ajudar bastante. Porque, cada propaganda que aparece para você, são alguns centavos que o Google vai pagando pelo conteúdo do site. E não é muita coisa, né, mas pelo menos, juntando alguns meses de acesso monetizado, já dá para a gente pagar a hospedagem para continuar postando conteúdo legal.
AJUDE VOCÊ TAMBÉM O PODCAST
Então, eu conto com a ajuda de vocês, para quem puder, de vez em quando acessar o site almadepoeta.com.br, ouvir os episódios diretamente pelas páginas. Não precisa comprar nada, não precisa clicar em link nenhum. Só o fato da propaganda aparecer para vocês, o Google já coloca alguns centavinhos a mais na conta do Alma de Poeta. É só esse favor que eu peço, de vez em quando, para vocês ajudarem.
Então, a gente vai terminando por aqui. Eu prometo que em breve nós teremos novos episódios, novos conteúdos falando sobre Umbanda, sobre Espiritualidade. Agradeço a você, Bruno, por ter disponibilizado do seu tempo para me escrever. Peço desculpas novamente pela demora em responder
E para vocês que me escreveram que ainda não receberam uma resposta, continuem acompanhando o Podcast que eu vou colocando aos poucos as dúvidas de cada um (lógico, desde que não seja nada comprometedor e que vocês não me proíbam de colocar isso no ar). Porque se vocês mandarem uma dúvida para mim e falarem “eu não quero que publique isso”, eu não vou publicar, tá certo? Respeito por vocês acima de tudo!
Então, um grande abraço para vocês, continuem prestigiando o nosso Podcast. Como eu disse para vocês, nós estamos presentes no Amazon Music, no Google Podcast, Apple Podcast, Youtube, Spotify, Deezer. Mas, se vocês puderem visitar o nosso site, de vez em quando, para ouvir os episódios por lá, vão contribuir muito com o nosso projeto.
Que o nosso Pai Oxalá abençoe a todos e até o nosso próximo encontro!
Boa tarde Evandro. Encontrei seu site, depois seu canal e estou maravilhada. Faco parte de um terreiro, mas sou nova na religião, e fico buscando conhecimento sabe, por isso muito obrigada pelo conhecimento que dispõe a nós aqui na internet.
Queria tirar duas dúvidas, uma é mais pessoal e outra mais geral.
1- Ouvi do meu pai de santo e não sei se acredito, por isso queria pedir que me falasse o que acha sobre o assunto. para ser dirigente de uma casa de umbanda, a pessoa precisa fazer o “santo” e se preparar no candomblé? Achei estranho que a umbanda dependa de ritos do candomblé para ter alguém a frente da casa, sendo que é uma religião diferente, por mais que traga influências.
2 – Sobre padês para Exu e pombogiro: fico muito na dúvida sobre o o significado das coisas que podemos colocar, qual o sentido de cada elemento, os jeitos de fazer e períodos, esse tipo de coisa. Se puder elucidar uma pouco, agradeço.
Muito obrigada novamente, espero que responda.
Att. Gabriela D.